top

Mapinet

MOVIMENTO CÍVICO
ANTI PIRATARIA NA INTERNET

COMBATER A PIRATARIA É UM SINAL
DE CIVILIZAÇÃO E CULTURA

Assinado um acordo que simplifica o bloqueio de sites

O acordo estava a ser trabalhado há três meses em reuniões promovidas pels Secretaria de Estado da Cultura e que sentaram à mesma mesa de negociações a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) e os operadores de telecomunicações, através da Apritel, a Direção Geral do Consumidor e a DNS.pt, associação que gere o domínio .pt, entre outras entidades.

Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, congratulou-se com a celebração do Memorando de Entendimento, que "corporiza um acordo de autorregulação relativo à proteção do direito de autor e dos direitos conexos em ambiente digital", e lembra o caráter pioneiro da iniciativa a nível europeu. "[o memorando] Constitui um exercício de extraordinária responsabilidade cívica assumida numa perspetiva de autorregulação pelas entidades que o subscreveram.

O Memorando permite agilizar o barramento do acesso a sites com conteúdos piratas, aplicando na prática uma medida de controle de download e streaming de conteúdos ilegais que até agora não tinha sido conseguida de forma expedita, excepto no recente caso do The Pirate Bay.

Na prática o memorando entra em vigor 15 dias depois da assinatura,em meados de Agosto, mas os primeiros pedidos de bloqueio só serão entregues no final do mês, seguindo-se depois um prazo de 15 dias para que os operadores de telecomunicações apliquem a medida de bloqueio.

A APRITEL, a associação que representa os operadores de comunicações, sublinhou que este acordo "é mais um passo no trabalho ativo desenvolvido pelos operadores de Telecomunicações no combate à pirataria e à violação de direitos de autor e de direitos conexos" e adiantou que existiu um consenso alargado para a assinatura deste documento.

Como vai funcionar e quando é que os sites vão ser bloqueados?

A operacionalização vai ser feita pela MAPINET - Movimento Cívico Antipirataria na Internet, que conta entregar dois blocos de 50 sites com conteúdos pirata por mês ao IGAC, que por sua vez envia o oficio aos operadores para que os endereços Web (DNS)sejam bloqueados, passando a ser exibida aos utlizadores a mensagem de "site indisponível" ou "site não encontrado" quando tentarem aceder a um URL bloqueado.

O critério base para que os sites sejam bloqueados é a identificação de, pelo menos, 500 conteúdos ilegais, ou de dois terços do repositório com obras piratas, mas a MAPINET já tem alguns nomes em mente para o primeiro bloco de denúncias.

Carlos Eugénio, secretário-geral do Movimento, adiantou ao TeK que o TOPPT.net, o fórum osreformados.com e o forum-maximus.net estarão certamente na primeira lista a entregar ao IGAC, onde não faltarão alguns sucedâneos do Wareztuga, que encerrou voluntariamente no início deste mês. Dada a facilidade que estes sites mostram em mudar de endereço, é possivel que sejam "repetentes" nas listas entregues para bloqueio.

O acordo conseguido para o bloqueio do The Pirate Bay foi um dos pontos de partida para este memorando que acaba por ter contornos pioneiros na Europa, onde não existe nenhum caso tão claro de auto-regulação. O bloqueio de DNS está em vigor no Reino Unido, mas obriga a ordem judicial, e os dados recentes mostram que os efeitos na redução do tráfego relacionado com streaming de conteúdos piratas tem sido positivo.

Mesmo assim Carlos Eugénio admite que o acordo não pode ainda ser considerado "excelente" na luta contra a pirataria, mas apenas "ótimo". "A solução excelente seria ter a legislação do nosso lado, mas acreditamos que o Estado não tem de ser o regulador de tudo e sim ser uma parte e patrocinar estes acordos", explicou ao TeK.

O secretário-geral do MAPINET admite que há formas de contornar estes bloqueios, mas que os utilizadores menos techie terão mais dificuldade em o fazer, e que por isso o efeito será positivo, potenciando uma conduta de acesso legal a vídeos e música na Internet.

"O acordo não resolve 100% das situações mas o que conseguimos é muito positivo", justifica.

Os números que têm sido partilhados pelo MAPINET apontam para perdas anuais na ordem de 60 milhões de euros na economia portuguesa decorrente do recurso a conteúdos piratas, mas o próprio movimento admite que é muito dificil fazer uma contabilização fidedigna dos custos.

 

 

Fonte:http://tek.sapo.pt

NOTÍCIAS

Assinado um acordo que simplifica o bloqueio de sites

Continuar...

Mais de 4000 filmes e 500 episódios de séries foram removidos do Wareztuga durante uma operação iniciada ontem por três associações que representam produtores e autores de vídeos.

Continuar...

No ano passado, o MAPiNET pediu a remoção de 931.237 links piratas junto de ISP e empresas de alojamento de sites nacionais e internacionais. Deste total, apenas 11.171 foram efetivamente removidos, após a solicitação da associação que representa editores de vídeos, música e livros, e também produtores de software e jogos.

Continuar...

Começou esta semana a funcionar nos Estados Unidos um sistema de alerta que avisa os utilizadores sempre que sejam detetados downloads ilegais.

Continuar...

O Supremo Tribunal de Justiça do Reino Unido vai obrigar os principais operadores de Internet do país a bloquearem o acesso dos utilizadores ao Kickass Torrent, ao H33T e ao Fenopy, três sites de partilha de ficheiros ilegais. 

Continuar...

Este organismo, que actua enquanto titular de direitos de empresas do sector [ entre as quais a Impresa (SIC) e a Media Capital (TVI)], solicitou a cessação de transmissões de canais de televisão em 119 websites.

Continuar...

Rudolf Gruner, diretor-geral da Media Capital Digital, disse ao CM que a empresa, dona da TVI, está a tomar medidas com o Mapinet. "Um dos serviços que oferecemos com ‘Secret Story\' é a subscrição do canal em direto na internet, nos serviços móveis e no PC. Infelizmente o conteúdo está disponível, de forma gratuita, na internet", diz.

Continuar...

Um dia depois de Pinto Balsemão ter criticado o Governo por nada ter feito sobre a protecção dos direitos de autor junto dos agregadores de conteúdos e motores de busca, o Governo anunciou, esta sexta-feira, que vai criar um grupo de trabalho para estudar o assunto e propor legislação.

Continuar...

Maria José Morgado defendeu esta tarde no Infosec Day que Portugal deveria implementar um sistema de monitorização administrativa das infrações aos direitos de autor na Internet. O modelo definido pela responsável é o mesmo usado já noutros países da Europa e que passa por três avisos de infração, a que se segue o corte do serviço. 

Continuar...

Um pouco por toda a europa vão-se criando diversas legislações para travar a pirataria de filmes, musica e software.

Continuar...

O estudo é do Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa. E estima que uma redução em 10% da taxa de pirataria informática em Portugal, num prazo de quatro anos, teria como efeito qualquer coisa como a criação de 4244 novos postos de trabalho, um aumento de 1150 milhões de euros no Produto Interno Bruto e receitas fiscais suplementares de 320 milhões de euros. 

Continuar...

O Pirate Bay foi silenciado e desta vez pode não ter sido pelas autoridades que lutam contra a pirataria. Nas últimas 24 horas, o site tem estado inacessível em grande parte do mundo, em Portugal inclusivé, devido a ataque de um inimigo desconhecido, como avança o TorrentFreak

Continuar...

Nós somos os autores!

Contra roubo de propriedade intelectual com preocupação e incompreensão que nós, como escritores e artistas, ataques públicos contra os direitos autorais.

Continuar...

O secretário de Estado da Cultura afirmou hoje que o Governo está a preparar, «para o segundo semestre, um pacote legislativo completo» sobre o sector editorial, que incluirá a pirataria.

Continuar...

A Câmara de Representantes dos EUA aprovou, esta quinta-feira, o polémico CISPA - Cyber Intelligence Sharing and Protection Act, um projeto-lei que legitima a partilha de informação, hoje classificada como confidencial, entre organismos privados e públicos, com o objetivo de melhorar a resposta às ciberameaças.

Continuar...

De tempos a tempos o The Pirate Bay é notícia. No país de origem, onde os fundadores foram condenados a prisão, tal como no resto da Europa, o serviço é polémico e motiva uma onde apoios tão grande como a onda de opositores, normalmente ligados à indústria.

Continuar...

Um tribunal holandês proibiu o Partido Pirata do país de divulgar links ou informação sobre formas de evitar o bloqueio imposto ao Pirate Bay

Continuar...

 

Depois da sentença inédita de 2008, os tribunais portugueses voltam a condenar um internauta por pirataria online. Desta vez ficou provado que o jovem em questão partilhou três músicas através da Internet, pertencentes a João Pedro pais, Delfins e Alanis Morissete.

 

Continuar...
Todos os direitos reservados a MAPINET | 2015